Instituído pelo Decreto Estadual nº 60.520, em 5 de junho de 2014, o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – SIGOR é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar o monitoramento da gestão dos resíduos sólidos desde sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias, bem como auxiliar no gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

Atualmente estão sendo desenvolvido dois módulos, um voltado para os resíduos da construção civil e outro voltado para os materiais recicláveis presentes nos resíduos sólidos urbanos.

O SIGOR - Módulo Entidade de Catadores de Materiais Recicláveis tem o objetivo de mapear a distribuição geográfica e as atividades desenvolvidas pelas entidades de catadores ao longo da cadeia de reciclagem, conhecer o grau de formalização e organização da gestão das entidades, bem como suas estruturas físicas e os recursos disponíveis para execução do trabalho.

Este diagnóstico orientará o poder público e a iniciativa privada no planejamento das formas de apoio às entidades de catadores, contribuindo para a inclusão do setor na gestão integrada de resíduos sólidos, bem como para a melhoria dos serviços prestados às Prefeituras e na organização dos sistemas de logística reversa.

O cadastramento das entidades de catadores é fundamental para o funcionamento do sistema.

A participação é de caráter voluntário e autodeclaratório, e as informações prestadas poderão ser atualizadas sempre que houver necessidade.

 Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: cp.cpla@sp.gov.br