Comunicados do SIGAM

A Secretaria do Meio Ambiente está desenvolvendo um sistema que gradualmente irá monitora os fluxos completos dos resíduos sólidos em todo o Estado. O SIGOR (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos), tem como objetivo acompanhar todo o caminho de vários tipos resíduos, desde a geração até a sua destinação final.

Um dos módulo a serem implementados vai atender as entidades de catadores de materiais recicláveis. A Secretaria pretende entender a distribuição geográfica e as atividades desenvolvidas por eles ao longo da cadeia de reciclagem e assim conhecer o grau de formalização e organização da gestão das entidades, bem como suas estruturas físicas e os recursos disponíveis para execução do trabalho. 

A ideia é contribuir para a melhoria dos serviços prestados às Prefeituras e organizar os sistemas de logística reversa. Ao entender o fluxo dos materiais recicláveis será possível identificar as necessidades das entidades, a serem superadas com o apoio técnico e estrutural do poder público e da iniciativa privada. 
 
O cadastramento das entidades de catadores é fundamental para que o sistema possa funcionar.
 
A participação é de caráter voluntário e autodeclaratório, e as informações prestadas poderão ser atualizadas sempre que houver necessidade.
 

 Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: cp.cpla@sp.gov.br