O processo de Consulta Pública e contribuições ao Plano de Manejo da Floresta Estadual de Pederneiras será realizado durante os Encontros que acontecerão no espaço das reuniões do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, nas etapas de Diagnóstico, Zoneamento e Programas. Confira e acompanhe o resultado de cada um dos encontros abaixo

O 1º Encontro de Consulta Pública ao Plano de Manejo da Floresta de Pederneiras ocorreu no espaço da Reunião Extraordinária do Conselho da unidade, em 07 de março de 2018, no Sindicato Rural de Pederneiras, município de Pederneiras,SP. Estiveram presentes 12 representantes das entidades do Conselho, sendo todas as entidades representadas por pelo menos um membro e outras 22 pessoas entre convidados e equipe técnica.

Os principais objetivos do encontro foram compartilhar os resultados do processo de elaboração do Plano de Manejo da Floresta de Pederneiras e possibilitar a coleta de contribuições da sociedade ao diagnóstico da Unidade de Conservação (UC), a partir do levantamento de ameaças e potencialidades identificadas em seu território.


ABERTURA DA REUNIÃO

A abertura do encontro foi realizada pelo chefe da Seção E.Ex.Bauru que administra a F.E.Pederneiras, o Pesquisador Científico José Arimatéia Rabelo Machado, do Insituto Florestal, que abriu os trabalhos com os cumprimentos e agradecimentos aos presentes e solicitou que cada um se identificassem para que todos pudessem se conhecer.
  

APRESENTAÇÃO SOBRE PLANOS DE MANEJO

O pesquisador do Instituto Florestal e membro do Comitê de Integração dos Planos de Manejo, Alexander Zamorano Antunes, contextualizou os presentes sobre as motivações para a criação da unidade de conservação, esclarecendo sua categoria e objetivos.
 
 
 
APRESENTAÇÃO SOBRE METODOLOGIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E CANAIS DE CONSULTA PÚBLICA

A Especialista Ambiental da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente Beatriz Truffi Alves, apresentou a Concepção Metodológica para Elaboração dos Planos de Manejo, mostrando as etapas de organização e planejamento, diagnóstico, planejamento integrado e aprovação. Explicou as fases de Consulta Pública e Deliberação, quando são coletadas as contribuições do conselho consultivo e da comunidade participante, esclarecendo que até a fase de audiência pública o plano de manejo pode receber contribuições.
 
 

APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DA UC

Os dados e informações levantadas na etapa de Diagnóstico do Plano de Manejo da Floresta de Pederneiras foram compartilhados com os presentes em apresentação realizada pela Pesquisadora Cientifico Maria Teresa Zugliani Toniato, gestora da UC, por meio da exposição do conteúdo e mapas resultantes dos levantamentos realizados por diversos pesquisadores do Sistema Ambiental, organizados em temas do Meio Antrópico, Meio Biótico e Meio Físico.
 
  

COLETA E SOCIALIZAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES AO DIAGNÓSTICO

Durante o período da tarde, os participantes da reunião foram organizados em grupos para discutir e contribuir na etapa de diagnóstico a partir do levantamento de potencialidades e ameaças presentes no território da unidade de conservação.
  
As informações coletadas foram registradas em mapas e socializadas com os presentes ao final das discussões e serão encaminhadas ao Comitê de Integração dos Planos de Manejo para avaliação sobre sua inserção e complementação do diagnóstico inicialmente elaborado sobre a Floresta de Pederneiras.
 
Os mapas resultantes do trabalho são apresentados a seguir e os registros serão sistematizados para envio ao Comitê. Além das contribuições já registradas, a equipe orientou os participantes sobre a possibilidade de inserção de demais contribuições por meio de formulário eletrônico, que ficará disponível na página www.ambiente.sp.gov.br/consulta-planosdemanejo.
 
   
 
 
A fim de levantar as expectativas dos presentes sobre o futuro da unidade de conservação, todos foram convidados a registrar na Árvore de sonhos da Estação Ecológica de Avaré, como querem ver a unidade daqui a cinco anos, período em que deverá ser implementado o Plano de Manejo.
 
 

ENCAMINHAMENTOS
 
O próximo encontro, para apresentação, discussão e coleta de contribuições da etapa do Zoneamento ficou definido para o dia 12 de abril de 2018, no mesmo local e horário.
 
Fotos: Monica Pavão/ acervo do IF/SCTC/Planos de Manejo