Encontro Água & Floresta - Buscando Soluções
Jaú - 2 e 3 de julho/2009
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares
Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré

PROGRAMA


2 de julho - quinta-feira

  • 8h00 - INSCRIÇÃO E ENTREGA DE MATERIAIS
  • 8h30 – 9h00 - CORAL DO COLÉGIO ACADEMIA
Palestrante: Fábio Cascino - Pedagogo, mestre e doutor em Educação pela PUC/SP. Colaborador do Instituto Paulo Freire (IPF). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (GEPI/PUC); autor de publicações e conferencista, especialista em Educação Ambiental, Ecopedagogia, Ecoturismo, Interdisciplinaridade e Formação de Professores.
  • 10h00 - 10h30 – Café
  • 10h30 – 12h00 - MESA-REDONDA - Projeto de Recuperação de Matas Ciliares - PRMC: Panorama e perspectivas da atuação na Bacia do Tietê-Jacaré e no Estado de São Paulo
Mediador: Dagoberto Meneghini - Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo. É diretor do Núcleo de Recuperação do Departamento de Proteção da Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA e coordenador do Componente 3 – Projetos Demonstrativos – do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares.
Amilcar Marcel de Souza - Formado em Engenharia Florestal e em Ciências Agrárias pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Possui mestrado em Recursos Florestais pela mesma Universidade. É professor do Curso de MBA Executivo em Gestão Ambiental da FAAT-Atibaia/SP. É coordenador de campo do Instituto Pró-Terra, coordenador técnico na regional Jaú do Programa Coletivo Educador do Ministério do Meio Ambiente do Brasil e presidente do COMDEMA – Jaú/SP.
Leonice Aparecida da Silva - Geógrafa, especialista em Educação e Economia pela Unesp de Araraquara, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara. Atua como professora de Geografia da Rede Pública Estadual e professora de Metodologia Científica da Faculdade Centro Paulista de Ibitinga. É coordenadora do Projeto Mata Ciliar na Microbacia do Córrego da Água Quente, em Ibitinga, e sócia fundadora da ONG ECOIBI - Movimento de Amparo ao Meio Ambiente.
Gisele Mondoni Marconato - Bióloga, pós-graduada em Gestão Ambiental em Agroindústrias, mestranda em Botânica com ênfase em Restauração de Áreas Degradadas. Possui 6 anos de experiência em elaboração e execução de projetos de Educação ambiental e Recuperação de áreas Degradadas. Atua na ONG Mãe Natureza - Movimento de Amparo Ecológico desde 2003.
  • 12h00 – 13h30 - Almoço
  • 13h30 – 14h30 – PALESTRA - A vegetação natural e o pulso dos rios nas Bacias Hidrográficas do Jaú e do Jacaré-Pepira
Palestrante: Jozrael Henriques Rezende
Engenheiro Agrônomo, especialista em Recursos Hídricos, mestre em Engenharia, doutor em Ecologia e Recursos Naturais, coordenador do Curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC de Jaú e vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré.
Palestrante: José Luiz Simionato - Engenheiro Agrônomo, com pós-graduação em Geoprocessamento. Trabalha na área ambiental desde 1988 com implantação de reflorestamento e produção de mudas de espécies nativas.
  • 13h30 – 14h30 - PALESTRA - Trabalhos sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré:
1) Plano de Desenvolvimento Sustentável do Meio Rural do Município de Jaú
Palestrante: Leslie Ivana Serino Castro - Possui graduação em Administração e Operação de Sistemas Fluviais pela Faculdade de Tecnologia de Jaú e mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É diretora responsável pelo desenvolvimento de projetos ambientais e de recursos hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de Jaú. Atua principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento aplicado ao Planejamento do Uso do Solo, no Estudo do Meio Ambiente e Desenvolvimento; Gestão Ambiental; e Recursos Hídricos. Atualmente é doutoranda em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
2) Projetos de Educação Ambiental do Instituto Pró-Terra
Palestrante: João Paulo Vilela Pereira - Técnico em Administração pelo SENAC – SP. Cursa Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela FATEC de Jaú. Atua no Instituto Pró-Terra, é fundador do FATECÓLOGICO (Programa de Gestão de Resíduos do campus da FATEC-Jahu) e diretor financeiro da CONTEC JR (Empresa Júnior da FATEC de Jaú), na qual desenvolve projetos e consultorias na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
3) A fiscalização da Polícia Ambiental nas áreas de matas ciliares
Palestrante: 2º Tenente Leo Artur Marestoni - Comandante do 2º Pelotão de Policiamento Ambiental de Barra Bonita – SP.
4) Educando sobre as Águas
Palestrante: Hélio Palmesan - Presidente executivo da ONG Mãe Natureza - Movimento de Amparo Ecológico. É membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Mineiros do Tietê.
5) Projetos de Educação Ambiental: recuperação de mananciais e recomposição de matas ciliares no município de Itapuí
Palestrante: Sebastião da Silva Fonseca Junior - Sócio fundador da ONG Bica de Pedra.
  • 14h30 – 15h00 - Café
  • 15h00 – 17h30 – VIVÊNCIA - Reencontrando o Natural: Sensibilização e Educação Ambiental no Sítio São Bento, em Dois Córregos
Alex Wilson Ducas - Médico Veterinário. Trabalha na Casa da Agricultura de Dois Córregos da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Formado na Universidade de Marília no ano de 2000 e membro do Grupo de Educação Ambiental da Cidade de Dois Córregos.
  • 15h00 – 17h30 – VIVÊNCIA - Procedimentos para a implantação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural: Visita à RPPN “Amadeu Botelho”
Antonio Carlos Botelho Müller Carioba - Agricultor. Administra a Fazenda Santo Antonio dos Ypês e é responsável pela criação da RPPN “Amadeu Botelho”, na qual mantém um Projeto de Educação Ambiental desde 1998, chamado “Projeto Curumim”. É agente ambiental da CATI e membro da Frepesp – Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo e da ONG Instituto Pró-Terra. É formando em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas de Jaú – FIJ.
RPPN - Uma reserva muito particular!
Oswaldo José Bruno - Programa RPPN Paulistas - Diretoria de Assistência Técnica/Gerência de Desenvolvimento Sustentável – Fundação Florestal
  • 15h00 – 17h30 - VIVÊNCIA - Técnicas demonstrativas de recuperação de áreas degradadas em propriedades de Jaú
André Santana Vieira - Formado em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Rio Preto e em Engenharia Florestal pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal. Atualmente trabalha no Instituto Pró-Terra e é responsável técnico pela implantação do Projeto Mata Ciliar na Microbacia do Córrego Santo Antonio em Jaú – SP.

3 de julho – sexta-feira

  • 9h00 – 10h00 - Mediação de Conflitos Socioambientais
    Serão expostos diferentes conflitos socioambientais que ocorrem nas microbacias de Jaú, Ibitinga e Mineiros do Tietê. Por meio do diálogo entre produtores rurais, técnicos e outros, pretende-se buscar soluções para facilitar o entendimento e a comunicação entre as partes envolvidas.
    • Sala Jaú
    • Sala Ibitinga
    • Sala Mineiros do Tietê
  • 10h00 - 10h30 - Café
  • 10h30 – 12h00 - Mediação de Conflitos Socioambientais – Encaminhamentos
  • 12h00 – 13h30 - Almoço
  • 13h30 – 14h30 – PALESTRA - Pagamentos por Serviços Ambientais e Programa Produtor de Água
Palestrante: Roberto Resende
Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. É membro-fundador do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania (Idesc) do Vale do Ribeira; diretor do Departamento de Proteção da Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA; e diretor técnico do Projeto de Recuperação das Matas Ciliares.
  • 14h30 – 15h00 - Café
Palestrante: Deisy Regina Três - Bióloga, mestre em Biologia Vegetal, doutoranda em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisadora na área de Restauração Ambiental e Ecologia da Paisagem e como consultora da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA, apoiando capacitações e implantação e monitoramento dos projetos de recuperação com as técnicas de nucleação nas microbacias do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares.
Palestrante: Yanina Micaela Sammarco - Bióloga, mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutoranda pela Universidade Autonoma de Madrid, educadora, gestora e pesquisadora socioambiental. Atualmente coordena um projeto de Educação Ambiental financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos) que atua com agentes socioambientais em 34 municípios da região. É consultora do Instituto Pró-Terra.
  • 17h00 - ENCERRAMENTO
Haverá exposição de painéis e pôsteres sobre trabalhos de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré durante a realização do evento.