Workshop sobre monitoramento de áreas em recuperação
15 - 17
de dezembro de 2010

 

 
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, em parceria com o Departamento de Proteção da Biodiversidade, realizou um workshop com especialistas em restauração ecológica para subsidiar o aperfeiçoamento das normas do Estado de São Paulo e a orientar a prática da recuperação ambiental.

Realizado nas dependências da Esalq-USP entre os dias 15 e 17 de dezembro, o foco do trabalho foi elaborar protocolos de monitoramento de áreas em recuperação cujos procedimentos sejam simples, de fácil mensuração e análise.

Os grupos de trabalho apontaram indicadores importantes ao monitoramento, como a taxa da cobertura da área por espécies nativas, o combate às espécies-problema (como exóticas invasoras), a fitofisionomia e a satisfação do proprietário da área, entre outros indicadores de resultados de projetos de recuperação.

Além de servir à Secretaria do Meio Ambiente, o resultado subsidiará os próximos trabalhos do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (http://www.pactomataatlantica.org.br), que deverá incorporar as discussões deste workshop no monitoramento dos projetos cadastrados pela organização.

O workshop foi organizado pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, com apoio do GEF/ Banco Mundial, da Esalq-USP e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica."
As apresentações disponibilizadas para download nos links a seguir, subsidiaram a construção coletiva de matrizes com indicadores para monitorarento de áreas em recuperação. Os resultados do workshop, incluindo a descrição dos indicadores sugeridos, serão publicados no próximo número do “Cadernos da Mata Ciliar”.

Luiz Mauro Barbosa – Instituto de Botância/SMA

Giselda Durigan – Instituto Florestal/SMA

  • Palestra no Grupo de Trabalho “Indicadores Universais”
Indicadores universais para monitorar áreas em restauração
Pedro H. S. Brancalion – UFSCar e ESALQ/USP

  • Palestras no Grupo de Trabalho “Plantio Total”
Guia para monitoramento de reflorestamentos para restauração
Roberto Ulisses Resende – autônomo

Cláudia Macedo Reis, Fundação Florestal

Danielle Barbosa Lopes – CTRII/SMA

João Dagoberto dos Santos e Paulo Kageyama – ESALQ/USP
 
  • Palestra no Grupo de Trabalho "Nucleação"
    Deisy Regina Tres, Dra. - SMA/PRMC/GEF